sexta-feira, 3 de maio de 2013

AZULEJOS PORTUGUESES

 
Foram os árabes que introduziram o azulejo em Portugal. As primeiras utilizações conhecidas do azulejo no nosso país, como revestimento monumental das paredes, foram realizadas com azulejos hispano-mouriscos, importados de Sevilha cerca de 1503. Esta cidade espanhola foi um grande centro de produção de azulejos.
 
 
 

A vinda de ceramistas de outros pontos da Europa para Lisboa originou o início de uma produção portuguesa a partir da segunda metade do século XVI. Os pintores de azulejos serviam-se de gravuras vindas do estrangeiro para criarem revestimentos cerâmicos em grandes paredes, trabalho que obrigava a uma transposição de escala. Cenas religiosas, de caça, guerreiras, mitológicas e satíricas, eram transpostas para azulejo (texto retirado do site do Instituto Camões).
http://www.instituto-camoes.pt/ 




 O interior do Palácio Nacional de Sintra é coberto por azulejos. O chão, teto e paredes marcam decidiamente o estilo portugês que hoje em dia é reconhecido mudialmente.

Os estilos diferentes dos azulejos que cobrem o palácio, contam a história dos quadradinhos de barra vidrados, que são únicos na história de arte de Portugal.





 ESTILO "ALICATADO "




ESTILO "TAPETE"






ESTILO "HISTORIADO"

 
Abaixo, os azulejos da Capela de S. Roque, em Lisboa, pintados por Francisco de Matos em 1584.
Quem olha para esta imagem ao entrar na capela, dirá que é pintada.              O espanto é sempre o mesmo para novos visitantes, pois ao chegarem mais perto viram que a 'pintura' é de fato feito de mini azulejos - mosiacos
 
 
Os famosos azulejos em azul e branco foram influênciados pela porcelana Chinesa e também pelos azulejos Holandeses que usavam muito o azul.

A Capela de São Sebastião ErmidaEstilo "Tapete"
 
 
 
Talvez uma das obras mais conhecidas deste estilo "historiado" seram os azulejos que decorão o enterior da Estação de São Bento, no Porto. Estão representadas várias cenas da história de Portugal.

  • O Torneio de Arcos de Valdevez
  • Egas Moniz apresentado ao rei de Leão Afonso VII
  • Entrada de D. João I no Porto para celebrar seu casamento
  • Infante D. Henrique na Conquista de Ceuta

Os azulejos ocupam uma área superior a 550 metros.

 
 
 
O azulejo continua a ser muito importante para o património português.
 
Todos os anos, a arte do azulejo atrai milhares de touristas fascinados com a história dos quadradinhos de barra.
 
Se for a Lisboa, não deixe de visitar o Museu Nacional do Azulejo

Rua da Madre de Deus, nº 4 | 1900-312 Lisboa ou acesse o site

Nenhum comentário:

Postar um comentário