sábado, 26 de janeiro de 2013

ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES

No meio do Oceano Atlântico, a 1.300 km do continente português,  as nove ilhas dos Açores sao famosas por sua maravilhosa paisagem vulcânica, flora abundante e a tranquilidade do dia a dia, que atraem turistas em busca da natureza pura, história e momentos mágicos de total desprendimento.
 
Hoje, regiao autônoma de Portugal, sua maior ilha é a de Sao Miguel, onde situa-se a capital do arquipélago, Ponta Delgada.

As ilhas de Sao Miguel, Faial e Terceira, têm aeroportos internacionais e a companhia aérea local, SATA, estabelece voos entre as ilhas. Há o serviço de ferryboat  que funciona o ano inteiro entre Faial, Pico e Sao Jorge. E muitos outros meios locais de transporte.(fonte: Guia Portugal da Folha de São Paulo)

Considerado um canto exótico da Europa, o arquipélago dos Açores atravessa o tempo e desenvolve-se sem perder o "seu" melhor: A vida continua agradavelmente tranquila...


 
 
Santa Maria foi a primeira ilha dos Açores descoberta pelos portugueses em 1427. O arquipélago foi batizado de"AÇORES" pelos exploradores, que acreditavam que os urubús que viam cortando o céu fossem açores ( um tipo de falcão).
 
As ilhas foram colonizadas nos séculos 15 e 16 , desenvolvendo a pecuária, agricultura (milho) e os vinhedos. No decorrer da história, sua prosperidade está diretamente ligada a sua posiçao no oceano, mantendo o comércio de seus principais portos( Ponta Delgada, Angra do Heroísmo) com o Novo Mundo.
 
No século 20, esses portos também passaram a servir como estação de empresas de cabos transatlânticos, observatório meteorológico e base aérea militar. Atualmente, a maioria  dos moradores da ilha se dedica à agricultura ou à pesca, mantendo fortes laços com Portugal continetal e comunidades de emigrantes açorianos.
 
 
Pesquisando no Youtube, encontrei este vídeo, didático e com uma amostra equilibrada da paisagem indescritível do Arquipélago dos Açores. Agradeço a gentileza do autor em permitir sua divulgação e assim pude  adicioná-lo ao meu blog.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário