quarta-feira, 27 de novembro de 2013

DE VOLTA

Após seis meses sem escrever no blog, entrei para ver as fotos e ler minhas antigas postagens....  E quanta saudade! 

Parece que boa parte da minha vida está aqui concentrada, em história e memórias não só minhas mas principalmente de meu pai.  Fiz este blog com muito carinho e emoção...
Um blog para editar e registrar essa minha relação de amor com Portugal, especialmente com a cidade de Lisboa.
Hoje, retorno para novos encontros no doce olhar das terras do meu coração. 

Escolhi um vídeo no site do Youtube para dar um passeio e matar as saudades de alguns lugares que nem sempre posso estar...

Um passeio pelo que consideraram no vídeo " as dez boas razões para visitar Portugal".

Eu diria que há milhares de razões para conhecer e amar este país que nos acolhe com sua beleza e povo, com sua cultura e lirismo.



 

sábado, 1 de junho de 2013

ERICEIRA... ONDE O MAR É MAIS AZUL !

Ericeira é uma vila portuguesa,  situada  a cerca de 50 km de Lisboa. 
 
 
Uma vila piscatória, cheia de tradições e lindas praias. Mar com muita concentração de iodo.
 
 
 
Conheci a Ericeira por volta dos meus vinte anos, década de 80. Lá passei dias inesquecíveis, grávida do meu primeiro filho. Lembranças do tempo em que  minha família estava reunida, completa, especialmente pela presemça de minha mãe. 

Lugar de veraneio e recanto  perfeito para se comer um  bom peixe e  gostosos mariscos. 
 
O desenvolvimento da vila deve-se pela importância de suas atividades  e comércio portuários.
 
 
 
 
 
 
 
 
Sendo a única reserva mundial de surf na Europa , a freguesia é conhecida mundialmente pelas condições ideias para a prática de surf e bodyboard, em particular nas praias da
Foz do Lisandro e de Ribeira D'Ilhas, tendo nesta última passado uma das etapas do ASP World Tour.
 
 
 
Nos últimos anos tem-se assistido ao aumento de instalações de apoio à pratica destes desportos, desde centros de treino, hostéis para surfistas, entre outro tipo de infra-estruturas.
 
 
Um pouquinho de sua história...
 
Vila muito antiga, presumivelmente local de passagem e instalação dos Fenícios.
 
A Ericeira conheceu no século XIX a sua época áurea, tendo sido o porto mais concorrido da Estremadura, com alfândega, por onde se fazia o abastecimento de quase toda a província.
O embarque para o exílio da família real portuguesa, episódio que assinala o termo do regime monárquico nacional, fará sempre do porto da Ericeira um dos locais mais dramáticos da geografia do concelho de Mafra.
 
 




sexta-feira, 3 de maio de 2013

AZULEJOS PORTUGUESES

 
Foram os árabes que introduziram o azulejo em Portugal. As primeiras utilizações conhecidas do azulejo no nosso país, como revestimento monumental das paredes, foram realizadas com azulejos hispano-mouriscos, importados de Sevilha cerca de 1503. Esta cidade espanhola foi um grande centro de produção de azulejos.
 
 
 

A vinda de ceramistas de outros pontos da Europa para Lisboa originou o início de uma produção portuguesa a partir da segunda metade do século XVI. Os pintores de azulejos serviam-se de gravuras vindas do estrangeiro para criarem revestimentos cerâmicos em grandes paredes, trabalho que obrigava a uma transposição de escala. Cenas religiosas, de caça, guerreiras, mitológicas e satíricas, eram transpostas para azulejo (texto retirado do site do Instituto Camões).
http://www.instituto-camoes.pt/ 




 O interior do Palácio Nacional de Sintra é coberto por azulejos. O chão, teto e paredes marcam decidiamente o estilo portugês que hoje em dia é reconhecido mudialmente.

Os estilos diferentes dos azulejos que cobrem o palácio, contam a história dos quadradinhos de barra vidrados, que são únicos na história de arte de Portugal.





 ESTILO "ALICATADO "




ESTILO "TAPETE"






ESTILO "HISTORIADO"

 
Abaixo, os azulejos da Capela de S. Roque, em Lisboa, pintados por Francisco de Matos em 1584.
Quem olha para esta imagem ao entrar na capela, dirá que é pintada.              O espanto é sempre o mesmo para novos visitantes, pois ao chegarem mais perto viram que a 'pintura' é de fato feito de mini azulejos - mosiacos
 
 
Os famosos azulejos em azul e branco foram influênciados pela porcelana Chinesa e também pelos azulejos Holandeses que usavam muito o azul.

A Capela de São Sebastião ErmidaEstilo "Tapete"
 
 
 
Talvez uma das obras mais conhecidas deste estilo "historiado" seram os azulejos que decorão o enterior da Estação de São Bento, no Porto. Estão representadas várias cenas da história de Portugal.

  • O Torneio de Arcos de Valdevez
  • Egas Moniz apresentado ao rei de Leão Afonso VII
  • Entrada de D. João I no Porto para celebrar seu casamento
  • Infante D. Henrique na Conquista de Ceuta

Os azulejos ocupam uma área superior a 550 metros.

 
 
 
O azulejo continua a ser muito importante para o património português.
 
Todos os anos, a arte do azulejo atrai milhares de touristas fascinados com a história dos quadradinhos de barra.
 
Se for a Lisboa, não deixe de visitar o Museu Nacional do Azulejo

Rua da Madre de Deus, nº 4 | 1900-312 Lisboa ou acesse o site

sábado, 26 de janeiro de 2013

ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES

No meio do Oceano Atlântico, a 1.300 km do continente português,  as nove ilhas dos Açores sao famosas por sua maravilhosa paisagem vulcânica, flora abundante e a tranquilidade do dia a dia, que atraem turistas em busca da natureza pura, história e momentos mágicos de total desprendimento.
 
Hoje, regiao autônoma de Portugal, sua maior ilha é a de Sao Miguel, onde situa-se a capital do arquipélago, Ponta Delgada.

As ilhas de Sao Miguel, Faial e Terceira, têm aeroportos internacionais e a companhia aérea local, SATA, estabelece voos entre as ilhas. Há o serviço de ferryboat  que funciona o ano inteiro entre Faial, Pico e Sao Jorge. E muitos outros meios locais de transporte.(fonte: Guia Portugal da Folha de São Paulo)

Considerado um canto exótico da Europa, o arquipélago dos Açores atravessa o tempo e desenvolve-se sem perder o "seu" melhor: A vida continua agradavelmente tranquila...


 
 
Santa Maria foi a primeira ilha dos Açores descoberta pelos portugueses em 1427. O arquipélago foi batizado de"AÇORES" pelos exploradores, que acreditavam que os urubús que viam cortando o céu fossem açores ( um tipo de falcão).
 
As ilhas foram colonizadas nos séculos 15 e 16 , desenvolvendo a pecuária, agricultura (milho) e os vinhedos. No decorrer da história, sua prosperidade está diretamente ligada a sua posiçao no oceano, mantendo o comércio de seus principais portos( Ponta Delgada, Angra do Heroísmo) com o Novo Mundo.
 
No século 20, esses portos também passaram a servir como estação de empresas de cabos transatlânticos, observatório meteorológico e base aérea militar. Atualmente, a maioria  dos moradores da ilha se dedica à agricultura ou à pesca, mantendo fortes laços com Portugal continetal e comunidades de emigrantes açorianos.
 
 
Pesquisando no Youtube, encontrei este vídeo, didático e com uma amostra equilibrada da paisagem indescritível do Arquipélago dos Açores. Agradeço a gentileza do autor em permitir sua divulgação e assim pude  adicioná-lo ao meu blog.