domingo, 30 de setembro de 2012

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

Fátima é uma cidade portuguesa que pertence ao Distrito de Santarém, na região Centro de Portugal.

Tornou-se mundialmente conhecida pelas aparições marianas aos três pastorinhos (Lúcia, e seus primos Francisco Marto e Jacinta Marto), no período entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917, no lugar da Cova da Iria. A construção do Santuário de Fátima trouxe desenvolvimento ao local, logrando ser elevada a cidade em 12 de Julho de 1997.
 
A credibilidade eclesial das aparições de Fátima foi declarada pelo Bispo de Leiria, em Carta Pastoral de 13 de Outubro de 1930, permitindo oficialmente o culto de Nossa Senhora de Fátima".
 
O desenvolvimento do Santuário de Fátima, que já era uma realidade significativa à data dessa declaração, veio então a definir sua missão:
-  A mensagem salvífica comunicada por Nossa Senhora aos Pastorinhos, inspirará sempre a fisionomia pastoral do Santuário.
O desejo de Nossa Senhora de que se construísse uma Capela no lugar das aparições.
A grande afluência de peregrinos, que se inicia durante as aparições.
A divulgação da “Mensagem”, a partir de Fátima, para o resto do mundo.
 
 
Que a história das aparições e a construção do Santuário são relevantes para a Igreja Católica e para o crescimento da cidade, não podemos duvidar. No entanto, o que vejo e sinto em Fátima é uma energia de amor que ultrapassa nossos sentidos; que nos eleva ao mais puro envolvimento com nosso ser crístico e fortalecimento interior.
 
É impossível sair da Cova da Iria sem uma transformação da consciência sobre o coletivo, da percepção do espírito em harmonia com o Divino.
Pessoalmente, já ao entrar na pequena cidade de Fátima, sinto uma enorme alegria na alma! Sou acolhida pelo amor de Maria; assim defino minhas sensações.
 Choro muito; sempre. Choram todos, não só pelo que trazem mas especialmente pelo que levarão.  
 



 
 

 


 


 

 
 



 


 

 




 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

COIMBRA, UMA LIÇÃO

Falar de Coimbra é mais uma vez lembrar das minhas primeiras viagens a Portugal, em família. Cidade onde meu pai viveu por alguns meses enquanto servia ao exército e que guarda muitas histórias e lugares especiais.

 
Coimbra é uma linda cidade banhada pelo rio Mondego e um dos locais mais históricos de Portugal.
 
Eleita capital do reino por D. Afonso Henriques entre o período de 1139 a 1260, a cidade foi  também um importante entreposto comercial, onde a maioria das trocas se processava no rio Mondego, que permitia uma ligação privilegiada ao porto de mar pela cidade de Figueira da Foz.

Com história tão rica, vale a pena passear por Coimbra e conhecer seu  patrimônio que a torna fonte da nacionalidade e consciência portuguesa e ouvir seu fado, o fado dos estudantes (na origem) que tanto atrai e  encanta  as noites da cidade.

Monumentos como a Sé Velha e as Igrejas de São Tiago, São Salvador e Santa Cruz (com os túmulos dos primeiros reis de Portugal) retrocedem aos inícios da nação Portuguesa.










 





E visitar os conventos de Santa-Clara-a-Velha (ruínas),  e Santa-Clara-a-Nova (onde D. Inês de Castro terá sido apunhalada até à morte),  ou a Sé Nova de Coimbra.
 
 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

FADO, A ALMA DE UM POVO

Adquirindo diversas formas consoante seja cantado no Porto, em Coimbra ou em Lisboa, o Fado é, por direito próprio, a expressão da alma portuguesa.

 
 
 
Difícil explicar a origem do fado diante de tantas culturas que passaram por Portugal.
Os diversos povos que habitaram a zona que mais tarde se transformaria em Portugal e que deixaria os seus traços, os povos que invadiram o país já depois do seu nascimento, e são, ainda hoje, os diversos povos que aqui habitam e que contribuem para uma cultura comum. É neste sentido que é complicado apontar com toda a certeza a origem do Fado, mas todos os estudiosos garantem que esta remonta há muitos séculos atrás.
 
De qualquer modo, o fado parece ter surgido primeiramente em Lisboa e Porto, sendo depois transportado para Coimbra através dos estudantes Universitários (já que Coimbra foi, durante muitos anos, a cidade Universitária por excelência), e tendo aí adquirido características bastante diferentes. ( texto retirado do site http://paginas.fe.up.pt/~fado )
 
Museu do Fado
Largo do Chafariz de Dentro, N.º 1
1100-139 Lisboa


O fado foi elevado à categoria de Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em novembro de 2011.
 
 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

ÉVORA, PATRIMÔNIO DA UNESCO EM PORTUGAL

A cidade de Évora (capital do Distrito de Évora e situada na região do  Alentejo), é a única cidade portuguesa membro da Rede de Cidades Européias Mais Antigas  e sede de um dos maiores municípios de Portugal.
 
O seu centro histórico, bem-preservado, é um dos mais ricos em monumentos de Portugal, o que lhe vale o epíteto de Cidade-Museu. Em 1986, o centro histórico da cidade foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO (Patrimônio Comum da Humanidade).
 
A paisagem da região de Évora caracteriza-se pelo cultivo extensivo de cereais, com manchas de pastagem e florestas de sobro a azinho. Vinhedos, olivais e arrozais também são parte da paisagem.
 
Uma dica: Évora, assim como todas as cidades do Alentejo, atinge temperaturas muiiiito elevadas no verão, mais de quarenta graus!!!
A cidade é culturalmente maravilhosa, a paisagem de toda a região é lindíssima mas com um calor desses ( clima quente e seco), fica insuportável!!! Bom mesmo, na minha opinião, é visitar o Alentejo na Primavera ou no Outono.

 
Alguns dos seus principais monumentos:
 
Templo romano de Évora: é um dos monumentos romanos mais importantes de Portugal. Situa-se no ponto mais alto da cidade e foi parte do forum romano. Pensa-se que foi criado por volta do século I para homenagear o Imperador Augusto, mas mais tarde passou a ser conhecido erradamente por Templo de Diana.
 

sábado, 15 de setembro de 2012

ALBUFEIRA


Albufeira ( Distrito de Faro - Região do Algarve) é desses lugares onde voltamos no tempo; tocamos sua história apenas com um olhar; para mim, a  cidade mais linda do Algarve.

Uma costa belíssima repleta de falésias, com praias para todos os gostos: Um lugar irresistível! 


 
Cidade que atrai  milhares de turistas, com hotéis e resorts maravilhosos e com uma vida noturna inacreditável. 

 

O centro histórico de Albufeira tem uma deliciosa atmosfera tradicional. Casas caiadas, ruas estreitas...posso sentir aquele "arzinho" de que tudo está no seu devido lugar.

Passear por suas ruelas, sentar numa cafeteria da praça e comer o melhor peixe e marisco de Portugal. Além dos doces e vinhos que são sem dúvida, um sonho a parte!

 
 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ALGARVE VÍDEO PROMOCIONAL

Queria dizer que meu blog nao tem vínculos comerciais, não estou divulgando sites externos e por isso não imaginei, a príncípio, postar um vídeo promocional. Mas este vídeo me passou a idéia do que queria mostrar-lhes de uma forma objetiva ou seja, ler menos e ver mais!
 
Mostrar um pouco (de tudo) do que  é possível desfrutar na região do Algarve. Lindas praias, centros históricos, esportes, passeios na serra, gastronomia e cultura. Sem dúvida, uma região para todos os gostos e idades.
 
O turismo não é o meu objetivo mas é inevitável que o faça no momento em que os convido a conhecer as belezas de um lugar. E o Algarve é uma região essencialmente turística e ao meu ver, pouco conhecida pelos brasileiros. Por isso,  mereceu este vídeo, retirado do site da Associação de Turismo do Algarve  http://www.algarvepromotion.pt/
para dar uma visão àqueles que nunca lá estiveram e que não imaginam o que poderão encontrar...  
 
 
 
 
Nas proximas postagens, falarei de uma cidades do Algarve que adoro visitar, Albufeira, voltando à  idéia inicial de descobrir e divulgar por amor a terra. 

terça-feira, 11 de setembro de 2012

ALGARVE, UM ENCANTO À PARTE...

O Algarve, região sul de Portugal, é para mim um lugar mágico, por sua beleza, cultura e história. Por toda a região é ainda possível desvendar encantos e segredos da história de Portugal, que o tempo não apaga.


 As férias passadas no Algarve servem também de pretexto para uma viagem no tempo, ao encontro de numerosos testemunhos de povos e culturas se cruzaram com a região.
 
Da presença romana à longa herança muçulmana, da reconquista cristã à epopeia dos Descobrimentos portugueses, não faltam motivos para redescobrir sinais de um passado histórico marcante.

Limitado ao norte por cadeias de colinas, o Algarve tem clima, cultura e paisagem muito diferentes do resto de Portugal. Seu incrível litoral e um clima agradável durante o ano inteiro, fazem do Algarve uma das regiões de veraneio mais procuradas do Sul da Europa.
O território algarvio está dividido em duas zonas horizontais, Barlavento (Oeste) e Sotavento (Este) e três zonas verticais, Litoral, Barrocal e Serra. Todas elas de grande beleza paisagística.

É uma delícia visitar o Algarve em qualquer época do ano. 


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

AS REGIÕES DE PORTUGAL


Afinal, para onde queremos ir?
 
Quando estamos em Portugal, ouvimos dizer: Vou para o Algarve, vou para o Minho, Alentejo... Enfim, o que seriam esses lugares? Regiões? Estados? Cidades? E os bairros, como são chamados? 
 
Considero a divisão administrativa de Portugal um tanto complicada para entendermos de imediato. Para facilitar, pensei em fazer uma relação informal com a divisão geográfica e administrativa do Brasil, com foque na sua nomenclatura. Assim, viajaremos do norte ao sul de Portugal, sabendo exatamente onde queremos ir e o que conhecer.
 
Em termos geográficos e administrativos, temos:
 
Regiões ( antigas províncias) = equivalem para o Brasil às Regiões norte, sul, nordeste, sudeste, centro-oeste
Distrito = equivale para o Brasil a estado
Concelho = equivale para o Brasil a município
Freguesia = equivale para o Brasil a bairro.  No entanto, algumas freguesias ultrapassam os limites do Conselho (município) a que pertencem, incluindo também algumas localidades vizinhas.

 Atualmente, Portugal Continental é dividido em:

 5 regiões: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.

 
 
18 distritos: Viana do Castelo, Braga, Vila real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Leiria,  Santarém, Lisboa, Setúbal. Évora, Beja e Faro. 



e como sub-divisoes, possui,  305 Conselhos e  4260 Freguesias.


 






sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ARQUITETURA MANUELINA

O "estilo" manuelino (arquitetônico e escultórico) desenvolveu-se em Portugal em finais do séc. XV e início do séc. XVI, sobretudo durante o reinado de D. Manuel I e após a sua morte. É basicamente, uma variação do gótico tardio. A arte manuelina desenvolveu-se numa época propícia da economia portuguesa e deixou marcas em todo o território nacional.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

SINTRA, PATRIMÔNIO MUNDIAL.

Sintra é, sem dúvida, um dos paraísos de Portugal, tendo sido declarado pela UNESCO, em 1995, Património Mundial , no âmbito da categoria Paisagem Cultural.

O seu nome deriva da palavra cynthia, símbolo da lua na mitologia céltica. Os romanos chamavam-lhe Mons Lunae, o monte da lua, e aí eram feitos sacrifícios em sua honra. Essa carga mística, esse estigma com contornos quase sobre-naturais mantém-se até hoje.

Sintra é anualmente visitada por muitos turistas atraídos pelas belezas naturais, pelos monumentos e pela história da vila e, ao mesmo tempo, para aproveitarem as diferentes praias das redondezas.
Envolta numa neblina característica, é na Serra de Sintra que podemos encontrar o Castelo dos Mouros, construído durante o período de dominação árabe, o Palácio da Pena, o Convento dos Capuchos, o Palácio Nacional de Sintra e o Palácio e Jardins exóticos de Monserrate.



No âmbito contextual de natureza, arquitectura e ocupação humana, Sintra, o seu termo e a Serra, evidenciam uma unidade que hoje se considera de paisagem cultural única no panorama da história portuguesa. (texto retirado do site da Câmera Municipal de Sintra)

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CONHECENDO CASCAIS...



 

Situado entre o Oceano Atlântico e a Serra de Sintra, o concelho de Cascais foi, desde sempre um importante centro turístico.

Cascais é uma antiga e pitoresca vila de pescadores, com pequenas praias urbanas, ruelas típicas e como já mencionei, muiiiitos turistas!!!Caminhar pelo centro histórico, apreciar a beleza da Baía de Cascais no Largo 5 de Outubro, ou iniciar um passeio até a marina, passando pela Cidadela e pelo Centro Cultural é um roteiro imperdível!

A melhor maneira de apreciar toda a beleza da orla costeira de Cascais é caminhar à "beira mar" ao longo do "paredão", um percurso pedestre de aproximadamente 3 km de extensão, entre São João do Estoril e Cascais.


E depois de toda essa caminhada,  hora de comer um peixinho ou marisco num de seus ótimos restaurantes... 

E, bem pertinho, temos o Cascais Villa, um shopping super agradável junto à estação de comboios, que costuma ser meu ponto de encontro para um cafèzinho com antigos e queridos amigos.
Vale a pena conhecer e se encantar...