Fátima é uma cidade portuguesa que pertence ao Distrito de Santarém, na região Centro de Portugal.
Tornou-se mundialmente conhecida pelas aparições marianas aos três pastorinhos (Lúcia, e seus primos Francisco Marto e Jacinta Marto), no período entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917, no lugar da Cova da Iria. A construção do Santuário de Fátima trouxe desenvolvimento ao local, logrando ser elevada a cidade em 12 de Julho de 1997.
A credibilidade eclesial das aparições de Fátima foi declarada pelo Bispo de Leiria, em Carta Pastoral de 13 de Outubro de 1930, permitindo oficialmente o culto de Nossa Senhora de Fátima".
O desenvolvimento do Santuário de Fátima, que já era uma realidade significativa à data dessa declaração, veio então a definir sua missão:
- A mensagem salvífica comunicada por Nossa Senhora aos Pastorinhos, inspirará sempre a fisionomia pastoral do Santuário.
- O desejo de Nossa Senhora de que se construísse uma Capela no lugar das aparições.
- A grande afluência de peregrinos, que se inicia durante as aparições.
- A divulgação da “Mensagem”, a partir de Fátima, para o resto do mundo.
Que a história das aparições e a construção do Santuário são relevantes para a Igreja Católica e para o crescimento da cidade, não podemos duvidar. No entanto, o que vejo e sinto em Fátima é uma energia de amor que ultrapassa nossos sentidos; que nos eleva ao mais puro envolvimento com nosso ser crístico e fortalecimento interior.
É impossível sair da Cova da Iria sem uma transformação da consciência sobre o coletivo, da percepção do espírito em harmonia com o Divino.
Pessoalmente, já ao entrar na pequena cidade de Fátima, sinto uma enorme alegria na alma! Sou acolhida pelo amor de Maria; assim defino minhas sensações.
Choro muito; sempre. Choram todos, não só pelo que trazem mas especialmente pelo que levarão.