Situada à margem direita do Rio Tejo, Lisboa é um centro de cultura, história e muito entretenimento.
Sua história é contada na arquitetura de seus bairros, onde andaremos dos tempos medievais aos dias de hoje; dos lindos castelos aos modernos centros comerciais. É uma paisagem pincelada pela força do homem e pela mão de Deus.
Dizem algumas versões da história que a cidade foi fundada pelos fenícios no século 12 a.C. e batizada Allis Ubbo, ou "Porto Encantador", em referência ao porto natural que o Tejo oferecia às embarcações. Sua localização, para a época, era altamente estratégica, o que acabou por torná-la um importante entreposto comercial.
A cidade foi destruída por um terremoto em 1755 e reconstruída sob a liderança de Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal. Hoje, parte das paisagens lisboetas são testemunho do rico passado local e detêm grande charme de antiguidade.
Bairros como Alfama, Chiado, Baixa Pombalina e Bairro Alto são cercados por edifícios históricos, praças centenárias, cafeterias e restaurantes tradicionais.
Mas Lisboa não vive só de tradição. Seus bairros modernos, casas noturnas, restaurantes contemporâneos e o lindíssimo Parque das Nações, criado após a Expo 98, incluindo o Oceanário de Lisboa, destacam-se como uma arquitetura de vanguarda, uma nova visão sobre a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário