quarta-feira, 29 de agosto de 2012

LISBOA, MINHA PREFERIDA...

Conheci Lisboa, ainda menina, pelas mãos do meu pai. Nascido no Bairro Alto, papai foi o melhor guia que eu poderia ter. Seria impossível não me apaixonar...

Situada à margem direita do Rio Tejo, Lisboa é um centro de cultura, história e muito entretenimento.

Sua história é contada na arquitetura de seus bairros, onde andaremos dos tempos medievais  aos dias de hoje; dos lindos castelos aos modernos centros comerciais.  É uma paisagem pincelada pela força do homem e pela mão de Deus.

 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

CONHECES A ORIGEM DA LINGUA PORTUGESA?

  A língua portuguesa, que teve sua origem no latim, originalmente falado
na antiga região do Lácio (onde hoje se localiza a cidade de Roma),
contou com um fator importante para sua constituição e o seu
desenvolvimento: a hegemonia romana.
 À medida que Roma conquistava novos povos, obrigava o uso do latim
como língua oficial por toda a extensão do Império Romano...



ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DE PORTUGAL


 O território português encontra-se organizado administrativamente em duas Regiões Autónomas (Açores e Madeira) e em 18 distritos no continente. Cada distrito divide-se em concelhos e cada concelho em freguesias.

As Regiões Autónomas têm governos autónomos e capacidade legislativa e administrativa. O poder regional é exercido por dois órgãos principais: a Assembléia Legislativa e o Governo Regional


Portugal Continental encontra-se dividido administrativamente em 18 distritos. Cada distrito tem uma capital, cidade que lhe dá o nome, onde se localiza o Governo Civil. Essas cidades assumem, atualmente, um papel cada vez mais importante, ao nível do distrito e da região onde se localizam, quer pelas funções que desempenham, quer pelos serviços e equipamentos que oferecem.
 
Os distritos e as regiões autónomas encontram-se divididos em concelhos ou municípios, que constituem a estrutura básica do poder local. Representam a mais antiga forma de divisão administrativa no nosso país, onde o cidadão pode exercer os seus direitos e deveres de cidadania de forma mais participada e direta.

Os municípios são geridos por um órgão executivo, Câmara Municipal, e têm ainda uma Assembleia Municipal que constitui um órgão deliberativo.

As freguesias constituem as mais pequenas divisões administrativas do país e são subdivisões dos concelhos. São geridas pelas juntas de freguesia, órgãos executivos eleitos pelos membros das assembleias de freguesia.


O TERRITÓRIO NACIONAL


     Portugal, país europeu com as fronteiras há mais tempo estabelecidas, abrange um território formado por uma parte continental e por uma parte insular que, no seu conjunto, constituem três unidades bem individualizadas:
- Portugal continental

- Arquipélago dos Açores
- Arquipélago da Madeira

    Portugal continental – com a forma aproximada de um retângulo, é limitado a norte e este por Espanha e sul e oeste pelo oceano Atlântico. Ocupa cerca de um quinto da Península Ibérica e tem uma área de aproximadamente 89 000 km2, o que representa cerca de 97% da superfície do território nacional.

UM POUQUINHO DE SUA HISTÓRIA...


                  O território onde hoje fica Portugal é habitado desde há muito tempo... Mesmo antes da sua formação, viveram cá vários povos: Celtas, Iberos, Lusitanos, Romanos, Árabes, etc...
Destes diferentes povos, existem ainda vestígios como por exemplo, algumas construções, instrumentos usados por esses povos e determinadas palavras que entraram na nossa líng
ua portuguesa.

COMO SE FORMOU PORTUGAL?

Em 711, o povo cristão, refugiado no norte da Península Ibérica, organizou-se para lutar contra os Árabes que tinham invadido a Península.
Nesta luta contra os árabes (Mouros), os cristãos foram reconquistando o território que tinham perdido. À medida que iam reconquistando outras terras iam-se formando novos reinos cristãos – Leão Castela e Navarra...